quinta-feira, 2 de maio de 2013

A cruz de Cristo é anatômica ou ortopédica?




1º Por um homem vieram o pecado e a morte. Por um homem também veio a graça que superabundou ao pecado

12- Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
13 - Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei.
14 - No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.
15- Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.
16 - E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.
17 - Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.
18 - Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
19 - Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um; muitos serão feitos justos.
20 - Veio, porém a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;
21- Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.
Romanos 5:12-21
Se pararmos para pensar no que significa anatômico e ortopédico, entenderemos muito mais facilmente:
Lembram daquele comercial das sandálias havaianas? O que elas tinham de diferente? O formato dos pés, não? Pois bem, se algo tem formato anatômico, quer dizer que é mais confortável, pois tende a se moldar à nossa anatomia. Como seria se a cruz de Cristo fosse anatômica, não haveria necessidade de sermos transformados, pelo contrário, ela se moldaria a nós...
Vemos que hoje assim como na época dos apóstolos, há pessoas pregando o evangelho do “oba, oba” onde a pessoa faz o que der na telha e está tudo bem, vemos inúmeras igrejas por aí em que seus membros são na grande maioria jovens, estão sempre em “baladas gospel” usam e abusam do “ficar”, tem em suma, práticas deploráveis das quais nem é lícito mencionar, mas venhamos e convenhamos, se uma pessoas qualquer ver suas práticas, poderiam afirmar com clareza que essas pessoas tiveram uma transformação de vida da qual a cruz de Cristo proporciona?
Quando digo que a cruz é ortopédica quero dizer que assim como a ortopedia é um ramo da medicina empenhada em endireitar o que está torto, acertar o que está errado, consertar o osso que foi quebrado pelo pecado, assim é a cruz de Cristo.    
2º Na vida cristã não há degustação:
ROGO-VOS, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,
Efésios 4:1
Muitos irmãos acreditam que ser chamado para a obra é apenas quando um irmão tem chamado pastoral ou para ser missionário, mas se esquece que Deus um dia lhe tirou do charco de lodo, do lamaçal do pecado, para que?  Para ficar apenas sentado num banco da igreja? Ou para trabalhar em prol do ministério para o qual Jesus Cristo designou discípulos para fazer conhecido o evangelho da salvação?
Na vida cristã não existe degustação, não tem como você experimentar para saber se vai gostar ou não, é preciso entrar de uma vez. As coisas no mundo aí fora pinta uma realidade que não existe (vem pra cá que sua vida vai melhorar, você precisa ser cabeça e não cauda, etc.). Quando Deus nos resgata do lamaçal do pecado, ele faz a obra completa, e isso quer dizer que cada pessoa tem um chamado específico, alguns para pastores, missionários, evangelistas, outros tem chamado para cuidar do patrimônio da igreja, por exemplo, outros, para serem professores, enfim, todos fomos chamados para a boa obra, cada pessoa que foi liberta pelo sangue de Cristo, tem uma função no corpo  de Cristo, tenho me empenhado em fazer desse ensino quase como uma oração, aprendida pelo grupo de edificação.
Para que Deus teria o trabalho de lhe conceder dons e talentos sabendo que você não os usaria, já que não vai trabalhar na obra?
Se você foi salvo é porque Deus tem um plano para usar sua pessoa dentro do corpo de Cristo, que é a igreja...
Por acaso não estaria você enterrando o dom que Deus tem colocado em suas mãos?
Pare e pense amado, será que já não chegou a hora de nos juntarmos e trabalharmos, lutando na obra que Deus tem colocado em nossas mãos.
3º A vida cristã não é fácil:
A vida Cristã nem sempre é fácil. Há momentos alegres, caminhando com
Jesus. Mas, há também tempos quando nada faz sentido e quando nosso
mundo parece desabar.  O mundo irá zombar do seu Senhor. E você pode ficar desanimado.
Nestes tempos você precisa olhar de novo para o túmulo vazio. É
túmulo abandonado que nos dá esperança, pois simboliza a vida que seu
Senhor ressurreto lhe deu. O túmulo vazio promete que nada, nem a
própria morte, pode derrotar os propósitos do seu Senhor. Será que
você está chorando ao lado de um túmulo vazio?
Nenhum ser humano pode compreender o amor de Deus por seus filhos!
Nossa experiência limitada de amor humano nos impede de entender o
amor incondicional que Deus tem por nós. É ainda mais difícil compreender que Deus pode nos amar, mesmo depois
que temos rejeitado, ignorado, e desobedecido a Ele. No entanto, o
amor de Deus é completamente diferente que o nosso. O amor dEle nos
segue até as profundezas do nosso pecado, até que ele tenha nos
resgatado.

O amor dEle é inabalável, mesmo quando corremos dEle, Ele continua a
nos procurar. Quão incrível o amor que Deus tem demonstrado por nós!
Imagens retiradas da internet.
Não deixem de curtir "Grupo de Edificação Esperança" no facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário